Escotismo na Escola
O Programa Escotismo na Escola é uma proposta de cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a União dos Escoteiros do Brasil – Região do Paraná (UEB/PR). Visa proporcionar a prática do escotismo em espaços escolares pelo maior número possível de jovens da rede estadual de ensino.
Para tanto, espera-se a criação de pelo menos um grupo escoteiro em cada município do Estado, não apenas compartilhando espaços educativos mas, principalmente, oportunizando ao jovem educando a efetiva participação em atividades alternativas enquanto práticas educativas diferenciadas, na sua formação integral.
O Programa objetiva a fundação, a longo prazo, de pelo menos um grupo escoteiro em cada um dos 399 municípios do Paraná, funcionando dentro das escolas estaduais e proporcionando a aproximadamente 70 mil jovens uma educação não formal de cidadania.
Grupo de escoteiros é formado em Iguatemi-Maringá
O Colégio Estadual Rui Barbosa realizou no dia 08 de Junho de 2013, a Cerimônia de Promessa que marcou a fundação do Grupo Escoteiro Águia de Haia – 305 PR, no Distrito de Iguatemi, em Maringá. São 17 alunos que participam dos encontros aos sábados. Este é o segundo grupo de escoteiros do Núcleo Regional de Educação de Maringá e o sexto da rede estadual de educação pelo Programa Escotismo na Escola.
Realizaram suas promessas neste dia, na sequência.
Aline Mara Mariano ,
Bruna Justino Freire Lima ,
Leonardo Varotto Bernardes,
Natiely Donatti Damazio .
Segundo o diretor do Colégio Estadual Rui Barbosa, Wilson Rodrigues Martins, o escotismo contribui para a formação dos estudantes. “O movimento escoteiro na escola possibilita esperança de uma nova alternativa para uma educação mais descontraída, mas responsável. Condições de estrutura e participação da comunidade são elementos importantes para que o grupo seja significativo em Maringá”, disse.
Aline Mara Mariano, do 1ºano do Ensino Médio, foi a primeira escoteira a receber a promessa. “Eu estava muito nervosa naquele momento, pois sei que é especial. O Grupo Escoteiro além de ensinar valores, ensina também técnicas de sobrevivência, a aceitar e ouvir a opinião dos outros”, disse a aluna. Sobre a atividade que ela mais gostou, Aline foi enfática: “O acampamento e fazer comida na fogueira. Você já imaginou fazer um ovo no espeto? Pois nós fizemos”, contou animada.
Para Roseli Ramires, mãe da aluna do 8º ano, Gizella, o Grupo Escoteiro Águia de Haia tem já influenciado positivamente no comportamento da filha. “Minha filha está adorando e em um mês já senti que acontecerem algumas mudanças positivas nela”, explicou.
Com a participação dos grupos escoteiros de Maringá, Verde Canção, Novo Horizonte e Itiberê, o Grupo Águia de Haia hasteou a bandeira e fez as promessas dos novos escoteiros.
“A intenção é reforçar o movimento escoteiro no norte do Paraná, interiorizando a expansão dos grupos”, comentou o presidente da União dos Escoteiros do Paraná (UEB-PR), José Mário Moraes e Silva. “São 105 anos de história, com uma metodologia que forma, transforma e faz a diferença na vida adulta dos escoteiros”, complementou a diretora do Programa Escotismo na Escola na UEB-PR, Denize Arantes.
Inscrições
Entre em contato com nossa Secretaria aos Sábados das 14:30 a 16:00h para maiores informações.
Conheça nosso Grupo e suas atividades
http://aguiadehaia305pr.blogspot.com.br/
https://www.youtube.com/channel/UCmQ9ric7lz2si-cxI9CfdSg/feed?view_as=public
https://picasaweb.google.com/105028188670057771562
Envie sua mensagem
gescoteiroaguiadehaia@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e comentários.