Insígnia Mundial do Meio Ambiente
Baden-Powell insistiu sempre em afirmar que “o Escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os animais e as plantas”.Um Certificado e um Distintivo
A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente será reconhecida pela emissão de um certificado e pela entrega de um distintivo de acordo com o Ramo.

No Movimento Escoteiro, temos consciência de que a natureza é uma unidade viva de extrema complexidade, constituída pelas relações mútuas entre um número muito grande de espécies vegetais e animais em um ambiente determinado.
Acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a União dos Escoteiros do Brasil, acaba de lançar a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), que veio para substituir a atual Insígnia Mundial de Conservacionismo.

A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente oferece a você a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as complexas relações entre o Homem, a sociedade e o ambiente em que vivemos, e pode ajudá-lo a desempenhar um papel bastante importante no esforço para fazer com que essas relações de desenvolvam sem colocar em risco o futuro


Acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a União dos Escoteiros do Brasil, acaba de lançar a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), que veio para substituir a atual Insígnia Mundial de Conservacionismo.
Na Parte A, o chefe responsável pela Seção
deve apenas promover atividades (como aquelas sugeridas no Guia da IMMA)
que levem os membros juvenis a “EXPLORAR E REFLETIR” no seu ambiente
local, em cada um dos 5 objetivos
cobrindo:
cobrindo:

Ar e Água
A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro.

Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local.
Entender as formas como a água e o ar podem ser limpos naturalmente.

Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local.
Identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e global e sugerir soluções.

Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local.
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade de água limpa e ar puro no meio ambiente.

Habitats e Espécies
O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas.

Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat.
Demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais.

Explorar uma área natural próxima. Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat.
Se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade.

Explorar a área local. Entender as conexões do ecossistema das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat. Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade dos habitat naturais para suportar as espécies nativas. Conhecer os problemas mundiais da conservação que estão afetando a biodiversidade.

Substâncias perigosas
O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado.

Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o meio ambiente.
Explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais.

Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente local e identificar suas fontes.
Demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao redor.

Explicar o impacto local das substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente ao redor e o que pode ser feito por indivíduos, grupos e pela comunidade para reduzir estes riscos.
Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente.

Melhores práticas ambientais
As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas.

Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto.

Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente, e como podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações, que no final podem minimizar o impacto no meio ambiente.
Identificar as melhores práticas ambientais na sua área local. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais.

Explicar como nossas escolhas de ação e de responsabilidade, como indivíduos, grupo, comunidade e país podem afetar o meio ambiente.
Entender como podemos alterar as nossas ações para melhorar o nosso impacto no meio ambiente. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais.

Riscos ambientais e desastres naturais.
A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais.

Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais.
Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local.

Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade.

Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. Explicar como as mudanças no meio ambiente podem influenciar perigos ambientais e catástrofes naturais
Dentro de cada objetivo as etapas são adequadas a faixa etária de cada ramo. Assim as tarefas são propostas dentro de uma progressiva complexidade.
Uma vez conquistada a Insígnia Mundial de Meio Ambiente você terá o direito de usar o distintivo correspondente após a mudança de Ramo até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.
Para mais detalhes de como conquistar o IMMA, consulte:
Texto Explicativo IMMA
Fonte: www.geat.com.br
ACAMPAMENTO ECOLÓGICO
Falar de ambiente nos
nossos dias, já é muito mais do que uma moda ou uma preocupação
de meia dúzia de jovens com o cabelo comprido, óculos redondos e de
ideias radicais. Hoje, em todo o mundo, começa a existir uma
consciência colectiva que nos leva a exigir ar mais puro, água
menos poluída, menos ruído, arquitectura mais harmoniosa, em resumo
melhor qualidade de vida.
O Escutismo assume-se
como a mais antiga Associação de Defesa do Ambiente. De facto, a
proposta de Baden-Powell inclui o respeito pelas plantas e pelos
animais como ideal fundamental, isto numa época em que a defesa do
ambiente fazia ainda pouco sentido. Hoje os tempos são outros e a
conservação do ambiente tem um campo de luta muito vasto. A luta é
outra, menos amadora e mais científica, menos poética e mais
jurídica.
Pretende-se, com este
texto, alertar-te para alguns erros que por vezes cometemos quando
acampamos.
Para além de um apelo
a um correcto comportamento, no sentido de deixar o local de
acampamento melhor do que o encontraste, deixamos aqui algumas
sugestões e cuidados a ter com o ambiente nos acampamentos.
Ao chegar ao
local de acampamento...
... não arranques a
vegetação existente no teu campo. Se arrancares a vegetação, com
uma contínua utilização, depressa a erosão tornará o campo
impossível de acampar.
O que fazer então?
Para limpar o teu local
de acampamento, basta retirar os paus e as pedras que nele
encontrares.
Na montagem
de campo...
... não pregues nem
espetes nada nas árvores. Ao fazê-lo estarás a
danificar os canais
condutores de seiva da árvore o que, a curto prazo, acabará por
matar a árvore.
O que fazer então?
Bastará para o efeito,
usares uma espia para segurares o que quiseres.
... não faças regos à
volta da tenda. Ao abrires regos, estarás a destruir a camada de
manta morta (humus), assim como a causar graves danos no sistema
radicular da vegetação existente.
O que fazer então?
Se for mesmo necessário
fazer regos, para escoamento das águas das chuvas (pois a tua tenda
não impermeável) fá-los de tamanho reduzido e de pouca
profundidade.
Nas
construções...
... não cortes nenhuma
árvore para fazer as tuas construções em campo. Ao cortares
árvores para usares nas tuas construções, estás a desperdiçar e
a danificar os recursos florestais. Lembra-te "uma árvore é
uma vida".
O que fazer então?
Reduz as construções ao mínimo possível, usa desperdícios
(madeira caída) e procura apoiar as construções nas árvores,
reduzindo assim a quantidade de madeira a utilizar.
No consumo
de água...
... não desperdices
água. Como sabes, a água é um recurso natural de elevada
importância e bastante limitado.
O que fazer então?
Utilizar a água com cabeça, evitando assim um elevado consumo
desta.
... não utilizes
detergentes que não sejam biodegradáveis para lavar a loiça ou a
roupa. Ao utilizares estes produtos, estás a contribuir para a
contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
O que fazer então?
Para a lavagem da loiça ou da roupa utiliza, na medida do possível,
detergentes biodegradáveis, pois não são tão poluentes.
Na vida do
acampamento...
... não deites nada
para o chão. Assim estarás a destruir a floresta, poluindo-a.
O que fazer então?
Utiliza um saco e leva
o lixo para um local onde façam a sua recolha, no final do
acampamento.
... não grites com os
teus companheiros nem utilizes rádios. Se procederes de modo
contrário, não poderás disfrutar do "silêncio" da vida
em campo e estarás a perturbar o "habitat natural" onde te
encontras.
"Procura deixar
o mundo um pouco melhor do que o encontraste".
Baden-Powell
http://scoutrek.blogspot.com.br/search/label/EDUCA%C3%87%C3%83O%20AMBIENTAL
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