Para esta pergunta, reproduzo a carta de meu amigo escoteiro
CH Im Elmer Pessoa 55SP
From: Elmer Pessoa ;
To:;
Subject: Escotismo para Todos. Será?
Sent: Sun, Nov 17, 2013 11:19:18 AM
To:
Subject: Escotismo para Todos. Será?
Sent: Sun, Nov 17, 2013 11:19:18 AM
Caros amigos!
A pergunta certamente possui várias respostas e depende fundamentalmente de quem a responde...
O Escotismo é para todos, contudo, não é para todos!
Não entendeu? Bem, vou tentar descrever em poucas palavras o que entendo como “para todos”.
O Escotismo é para todos que tem “pega”, vontade férrea, dedicação além do normal, coração de leão, e outras posturas que indicam determinação p/ atingir uma meta.
Vc entendeu? Não creio que eu tenha conseguido me fazer entender... Desculpem. Falha minha!
Vamos tentar novamente.
Para abrir um Grupo dito “carente” é preciso muita garra! Buscar apoio onde não existe, em um local que estão mais preocupados c/ a sobrevivência do que c/ o Grupo Escoteiro, talvez até por não conhecerem o valor do mesmo.
O trabalho é insano, desafiador, sem momentos de folga, quase um sacerdócio e, não raro, vc é mal interpretado, chegando até receber perguntas do tipo: “O que vc ganha c/ isso? Com quanto vc vai ficar? É candidato a que?”
Por isso, o Escotismo não é p/ todos... Mas, é para todos que o desejam realmente.
Pois tem poucas pessoas em condições de enfrentar todos esses problemas, somados aqueles normais de manutenção do Grupo, conhecimento do programa de jovens p/ adapta-lo as condições existentes, a captação de verba em duas frentes (p/ o Grupo e para seus membros) adequar vários momentos de reunião do Grupo às condições dos jovens (escola, trabalho regular, trabalho esporádico (bicos), conseguir enturmar-se p/ ser aceito em seu meio como parte do time, ter condições pessoais p/ “fechar os olhos” p/ muitas coisas, saber usar o artifício do aconselhamento sem produzir confronto pessoal ou c/ a comunidade, e mais um milhão de condições que vcs já devem estar imaginado. Como disse, quase um sacerdócio...
Um líder que tenha parte dessas características poderá abrir um Grupo em uma favela, por exemplo, e levar o Escotismo p/ todos. (Conheci a história de um Grupo que foi fechado porque atrapalhava a venda da maconha na comunidade). É uma luta insana, mas pode sobreviver... Consolidar? Acho difícil, porem possível.
Escotismo p/ todos não depende só de dinheiro. Se fosse só esse problema, seria até de fácil (porem trabalhosa) solução.
Pelo outro lado, é fácil a explicação: O Escotismo para todos não é p/aqueles que não querem, não tem condições ou tempo livre p/ dedicar-se em tão grande e elevada missão!
Então, voltamos ao ponto de partida: O Escotismo é p/ todos e, não é p/ todos.
Confuso, não acham?
Vcs podem concordar ou não, mais é o meu entender sobre esse apaixonante tema.
Um bom domingo!
Elmer
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e comentários.